Muitos empresários possuem dúvidas sobre a diferença entre o pró-labore e a distribuição de lucros, sendo assim vamos ajudar a esclarecer:
O que é o pró-labore?
É a remuneração mensal paga aos sócios que participam das atividades administrativas da empresa. Ele pode ser visto como uma espécie de “salário” dos sócios pelo trabalho realizado na empresa. Por ser decorrente de trabalho, o pró-labore fica sujeito a contribuição previdenciária e a retenção de imposto de renda, entre suas vantagens, destaca-se a possibilidade do sócio usufruir os benefícios previdenciários e a comprovação de renda.
O que é a distribuição dos lucros?
Corresponde a remuneração do capital investido e do risco do negócio. Através da contabilidade regular, é apurado se a empresa está gerando lucro no período e assim, caso a empresa esteja com resultado positivo e conforme está disposto no contrato social, é realizado a distribuição de lucros para os sócios. Uma das grandes vantagens da distribuição de lucros é que ela é isenta de imposto de renda.
Contudo, as duas formas de remuneração aos sócios possuem suas especificidades e o recomendado é que seja realizado um planejamento, de forma a usufruir os benefícios das duas formas de remuneração com o menor encargo tributário possível.